domingo, 9 de setembro de 2012

Entrevista a Anabela Gomes, a nossa "Mãe Bela"

 

Nome: Anabela Gomes (Bela)
Posição: Guarda-Redes
Depois de tantos anos de futsal, onde vais buscar tanta vontade e alegria quer para jogar, quer para treinar?
- A verdade é que às vezes já me custa um pouco (mas não digas nada), mas temos um grupo de trabalho excelente e o grande amor à modalidade faz com que eu continue.
Quando se fala em Futsal Feminino em Chaves, o nome de Bela é imediatamente associado, tens essa noção?
- Nem por isso, mas é provavel.  Estou desde a “fundação”, sou a única que ainda estou no activo e já acompanhei diferentes gerações.
Que sentes quando quer dentro do plantel da AD Flaviense, quer por intermédio de ex-atletas és carinhosamente chamada de “Mãe Bela”?
- Sinto-me bem, sempre que aparece alguem novo no plantel eu tento logo facilitar a sua integração e “protege-la” na fase de adaptação como uma “mãe”. Como sou muito mais velha surge esse termo carinhoso onde eu me revejo completamente.
Tens grandes expectativas em relação à próxima época, uma vez que vais conciliar a função de jogadora com a de treinadora de guarda-redes?
- Sim, tenho grandes expectativas, pois está mais que na altura de eu me “reformar” e como tenho duas grandes guarda-redes com um futuro brilhante pela frente (mas tambem com muito trabalho), vou tentar transmitir-lhes tudo o que eu aprendi ao longo de todos estes anos.
No Futsal e em outras modalidades, a posição de guarda-redes é ingrata. Alguma vez te passou pela cabeça mudar de posição?
- Sim, já me passou pela cabeça, mas só nos treinos quando as jogadoras de campo se divertem e nós ficámos a trabalhar no duro, no treino específico (que não é fácil). Mas não, nunca mudaria.
Queres nos contar algo que nunca irás esquecer relacionada com o futsal?
- Isso é uma pergunta muito complicada, pois eu já tenho mais de 20 anos de futsal, já tive muitas alegrias, algumas tristezas, muitas histórias caricatas que estou sempre a contar. Mas o que nunca irei esquecer é que graças ao futsal conheci muitas pessoas fiz muitas e boas amizades e conheci lugares, cidades e paises que de outra maneira era provável não conhecer.
Comentário do treinador: O que dizer??? A Bela é a Bela, a cara da ADF...sem ela este clube faz menos sentido, enorme na baliza e fora dela, insubstituível no balneário. A "mãe" terá este ano a dupla função, de jogadora e de Treinadora das guarda-redes. Quem melhor do que ela para realizar este trabalho? Um orgulho trabalhar com ela mais um ano. Espero que a direção chegue a acordo para que ela renove por mais 4 anos..





Sem comentários:

Enviar um comentário